Manchas no rosto: minha história

Olá a todos!

O post de hoje é para dividir com vocês a minha experiência com a evolução da minha pele, principalmente em relação às manchas, e como uma a mudança de alguns hábitos pode contribuir para termos a pele que desejamos.

Começo por mostrar um antes e depois impactante, para que vocês consigam ver de cara a diferença, mas no decorrer do post outras fotos aparecerão para ilustrar a evolução.

Meu antes e depois com dois anos e meio de diferença. É assustador! Claro que as fotos foram tiradas em condições diferentes (câmara e iluminação) e por não tomar muito sol também estou um pouco mais clara (nota-se bem pelo pescoço mais claro que o rosto atualmente).

Eu sempre tive acne desde a adolescência e como não conseguia ficar sem mexer acabavam por surgir manchas. Com o passar do tempo o meu rosto ficou completamente manchado e as manchas eram cada vez mais escuras.

Sempre lutei contra a acne. Usava o que estava ao meu alcance, produtos cosméticos de venda livre de todo tipo, tanto para acne quanto para as manchas, mas nada resolveu. Nesse momento passei a gostar de maquiagem porque dava para esconder as manchas, claro! 🙂 Mas, ao usar maquiagem com mais frequência, fui também percebendo a necessidade de cuidar mais da pele e usar produtos específicos para o meu tipo de pele: oleosa e acneica.

Com o desejo de ter uma pele melhor, procurei um médico dermatologista que após realizar alguns exames da minha pele e também de sangue, prescreveu o meu tratamento que era composto, basicamente, de antibióticos para a bactéria da acne e também ácidos.

Dica: sempre procure um dermatologista, pois ele é o profissional de saúde capacitado para diagnosticar e tratar da melhor forma os problemas de pele.

Cuidados gerais com a pele

Fui também orientada a ter uma rotina de cuidados com a pele que envolvia:

1. lavar o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa (resenha AQUI) duas vezes ao dia.

Atenção: nós que temos pele oleosa temos o costume de lavar o rosto 300 vezes ao dia na esperança do óleo desaparecer mas isso acaba agravando o problema, pois a pele entende que precisa produzir mais oleosidade para manter-se hidratada.

2. assim como usar o protetor solar também de acordo com o meu tipo de pele, para que este não contribuísse com a oleosidade excessiva.

Atenção: o uso diário do filtro solar é muito importante, mas na fase de tratamento de pele é ainda mais importante.

Foto em setembro do ano passado com a pele já bem melhor das manchas e da oleosidade.

Passando a fase de tratamento da acne passei ao tratamento das benditas manchas e para tal utilizei dois produtos também de prescrição médica: o Vitanol-A e o Klassis Emulgel.

O Vitanol-A atua em vários sentidos, nas manchas e também como uma espécie de anti-rugas. Deve ser utilizado à noite, na hora mesmo de se deitar, pois não pode haver mais luzes ligadas.

Vitanol-A

O Klassis Emulgel pode ser utilizado à noite ou durante o dia e possui fator solar 20. Para o uso durante o dia o ideal é aplicar um filtro solar por cima, para maior segurança.

Klassis Emulgel

Atenção: como já mencionei estes dois produtos necessitam de prescrição do médico dermatologista, por isso procure um.

 Foto em fevereiro deste ano. Também nota-se uma pele bem melhor.

Embora tenha finalizado o tratamento ainda tenho algumas manchas, mas a minha pele melhorou muito, como vocês puderam ver na foto. Ter procurado um dermatologista foi essencial, pois tive a segurança de estar fazendo o tratamento correto e ao final os resultados foram animadores.

 Foto de novembro deste ano: praticamente não tenho mais manchas, notam-se algumas na zona da testa e queixo, mas nada comparado a antes. Eu tinha manchas até nas sobrancelhas!

O mais importante disso tudo, a meu ver, é que passei a ter uma rotina de cuidados mais sistemática tanto ao acordar como ao deitar, o que contribui tanto para a manutenção de uma pele saudável como para evitar o ressurgimento da condição anterior.

Em breve farei um post com a minha atual rotina de cuidados com a pele.

Espero que este post possa ajudar a quem tem os mesmos problemas que tive com a pele e que também sirva como motivação. Pois, apesar de ser super fã de maquiagem, para mim uma pele bem cuidada vem em primeiro lugar.

Acompanhe também as novidades no Facebook e no Instagram (@elanenery).

Beijinhos e até a próxima!

(Elane Nery)

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

