Umectação Capilar

Olá a todos!

Hoje a dica é para os cabelos e posso garantir que é uma das melhores dicas que há, pois é muito simples e não custa muito!

Faz tempo que estou em dívida com este post, inicialmente pensei em fazer um vídeo, mas por enquanto vai ser desta forma. 🙂

Umectação Capilar

Fonte: Google imagens

O que é a Umectação Capilar?

A umectação capilar nada mais é do que envolver os cabelos num óleo. Esta prática não é nova, no tempo da minha avó já se fazia isso. Lembro-me, com certa nostalgia, da minha avó indo comprar na Venda de Sr. Nunes o óleo de rícino para usar nos cabelos, ela não tinha muito cabelo mas estava sempre com o maior brilho!

Quem pode umectar os cabelos?

A umectação serve para todos os tipos de cabelos, mas é verdade que os cabelos mais ressecados, mais estragados por colorações, agentes físicos como chapinha e secador e os cabelos crespos e cacheados (que têm maior dificuldade de levar a oleosidade natural da raiz às pontas) são os mais beneficiados com este tratamento. Se você tem cabelos oleosos, pode fazer a umectação, mas não com muita frequência. Quem tem os cabelos ressecados pode fazer toda semana.

Qual a finalidade da umectação?

Umctar os cabelos é uma prática fundamental para devolver ou garantir a saúde dos fios. A umectação atua na nutrição capilar, ou seja devolve as gorduras que são os alimentos dos fios. Quando fazemos hidratação com uma máscara, estamos essencialmente devolvendo água aos cabelos. Um cabelo bem nutrido acaba por ser um um cabelo mais sedoso e brilhante.

Quais óleos são indicados?

Vários são os óleos que podemos utilizar nesse tratamento, mas o mais importante é saber que óleo tem que ser vegetal e sem a presença de óleo mineral. Os óleos minerais não realizam a nutrição do cabelo, ou seja, não atuam como um tratamento. Deixo-vos alguns exemplos:

  • Azeite de Oliva Extra Virgem (é o que uso sempre por ser mais fácil o acesso);
  • Óleo de Rícino;
  • Óleo de Côco (Em Portugal está disponível nas lojas Celeiro – pote 200gm custa 7,15€ – e no Jumbo);
  • Óleo de Abacate.

obs: você também pode fazer uma misturinha.

Como fazer a umectação?

Como já mencionei, eu utilizo o azeite de oliva extra virgem (por ser de mais fácil acesso). Os seus benefícios deste azeite para a saúde já são velhos conhecidos nossos, mas as suas propriedades são também muito bem aproveitadas pelos nossos cabelos. Coloco de 2 a 3 colheres das de sopa num recipiente e, quando estou bem disposta aqueço levemente em banho maria, quando não (quase sempre), levo por alguns segundos ao microondas. 😉

2015-03-12 22.24.55

Foto antiga após ter feito umectação (com flash para valorizar o brilho dos cabelos)

  • Umectação Diurna

Depois aplico nos fios “sujos” (pois faço isso no dia em que vou lavar os cabelos) da raiz às pontas, concentrando mais nas pontas, parte mais essecada. Faço um coque e deixo o óleo atuar de 1 a 2 horas.

  • Umectação Noturna

Nesta modalidade o processo é o mesmo, mas você dormirá com o óleo nos cabelos e só lavará no outro dia (confesso que nunca fiz esta, pois duas horas, no meu caso, já é mais que suficiente para um bom resultado).

  • Lavagem

Ao final do tempo programado, faço a lavagem normal dos cabelos (shampoo e condicionador). Finalizo como costume.

O resultado é realmente surpreendente e imediato! Os cabelos ficam mais nutridos, macios, mais brilhantes, mais fáceis de desembaraçar e há uma diminuição significativa das pontas espigadas. Posso garantir que é um dos tratamentos mais simples e que existe, mas que tem um resultado muito melhor do que muitas máscaras caríssimas disponíveis no mercado.

Façam e me contem!

Beijinhos…

(Elane Nery)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

4 pensamentos sobre “Umectação Capilar

  1. Karine 13 de março de 2015 às 20:43 Reply

    Adorei as dicas! Vou fazer =)

    Curtir

    • Elane Nery 13 de março de 2015 às 21:28 Reply

      Faça mesmo, o resultado é maravilhoso! 😊😘

      Curtir

  2. Fabiana 14 de abril de 2015 às 20:51 Reply

    Amei a dica…vou fazer na próxima lavagem!

    Curtido por 1 pessoa

    • Elane Nery 14 de abril de 2015 às 20:57 Reply

      Que bom! Depois me conta o que achou 🙂 Obrigada por comentar, beijinhos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: