Fazendo Tapioca Fora do Brasil

Olá a todos!

Quem é baiano e vive fora do Brasil, como eu,  entende a falta que a nossa culinária faz, apesar de Portugal ser um país onde encontramos muitos produtos brasileiros com mais facilidade comparado a outros países, há coisas que não encontramos e uma delas é a goma para fazer o beiju de tapioca. No supermercado (Continente, Pingo Doce e SuperCor) encontramos uma caixinha com o nome tapioca, mas está é aquela de bolinha ou uma granulada que não serve para fazer o beiju de tapioca, serve para fazer bolos, mingaus e etc. Mas, pesquisando na internet encontrei uma forma de fazer a goma para a tapioca, fiz deu certo e vou compartilhar aqui com vocês.

Fazendo a Goma de Tapioca:

  • Vamos precisar de um pacote de polvilho doce (comprei no Continente) e água, somente.

IMG_3792

Modo de fazer: Em um recipiente coloque o polvilho doce e depois a água, até cobrir. Eu coloquei 500 gm de polvilho doce e meio litro de água;

IMG_3789

O Polvilho é uma farinha bem fina, lembra maisena.

Mexa até a farinha ficar totalmente incorporada a água. IMG_3790 Deixe repousar por 12 horas;

IMG_3791

Após 12 horas: goma ao fundo e água por cima

O próximo passo é escorrer a água. Vamos precisar de um escorredor e um pano de prato de algodão. Coloquei a mistura no pano de prato e deixei repousar por 6 horas (tive que ir a Faculdade), mas pode ser simplesmente torcida com o pano até sair a água; IMG_3796 Após sair a água a goma deve ficar com o aspecto da imagem; IMG_3842 Depois é só quebrar a goma e peneirar vai ficar com aspecto de uma farinha húmida; IMG_3843 Por último é só peneirar. IMG_3844 Esse preparado pode ficar por 10 dias na geladeira. IMG_3845 Dá um pouco de trabalho mas é tão bom comer algo que temos saudades! 🙂 Sugestões de tapioca: Numa frigideira grande anti-aderente eu peneiro 3 colheres cheias da goma de tapioca, forrando todo o fundo. Coloco três colheres porque gosto da tapioca fina. Eu ponho às vezes um pouco de sal na goma mas é opcional. IMG_3877 Deixo cozinhar de um lado e depois viro para cozinhar do outro, viro com uma espátula. IMG_3878 Depois é só colocar o recheio, na minha coloquei queijo, presunto e um pouco de margarina Becel. IMG_3876 O recheio pode ser variado a depender o que se tem em casa: carne desfiada, frango, queijo, peito de peru, pode ser doce com queijo e goiabada, leite condensado e coco (fica divinal, mas muito calórica) ou geleias, etc. Beijinhos… (Elane Nery)

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

2 pensamentos sobre “Fazendo Tapioca Fora do Brasil

  1. Flávia 27 de setembro de 2015 às 02:01 Reply

    Obrigada Elane!! Comprei essa farinha fina achando que ia conseguir fazer tapioca, mas nao deu certo. Estava procurando outras coisas pra fazer com ela, mas agora vou poder fazera tapioca!!! Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Elane Nery 27 de setembro de 2015 às 20:28 Reply

      Que bom que ajudou! Esta receita quebra um galho 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: